Retomada das rodadas de acumulações marginais após 10 anos
CNPE nº 01/2015 e 04/2016
Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento do Brasil por meio da integração energética de maneira segura, inovadora e eficiente. Ser a maior empresa de integração energética do país será resultado de nossa estratégia norteada por nosso propósito.
SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
Sempre em primeiro lugar. Somos todos guardiões de nossas operações, priorizando a vida e o bem estar das nossas pessoas e comunidades.
ENERGIA QUE NÃO FALTA
Somos apaixonados, damos o nosso máximo e não nos falta energia para buscar os melhores resultados.
A ORIGEM É DE TODOS NÓS
Entre nós, não existem problemas “dos outros”. Quando vemos algo que possa ser melhorado, atuamos na hora!
SOMOS TODOS ORIGEM
Aqui trabalhamos unidos, como um só time. Prezamos por um ambiente de alta performance, colaborativo, diverso, inclusivo, ético e de iguais oportunidades para todos.
EFICIÊNCIA
Somos eficientes em tudo que fazemos e evitamos todo tipo de desperdício. Só assim continuaremos crescendo e gerando oportunidades para todos.
A complementariedade entre os sócios-fundadores – um estrategista, uma perfeccionista e um técnico brilhante – e nosso time multidisciplinar é a Origem da nossa energia.
Em ritmo acelerado, caminhamos para transformar o Polo Alagoas em um dos principais hubs energéticos do Nordeste brasileiro.
CNPE nº 01/2015 e 04/2016
4ª Rodada de Campos Marginais. Quando tudo começou. Arrematamos o Campo Marginal de Garça Branca, no Espírito Santo.
CNPE nº 17/2017
O Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres integra uma Política Nacional de fomento para o onshore brasileiro
1º Ciclo da Oferta Permanente. Arrematamos os campos marginais de Saíra, Mosquito, Fazenda Gameleira e Tiziu.
Tucano Sul foi adquirido nas rodadas de desinvestimento da Petrobras. Com esse polo, passamos a ter infraestrutura de produção, coleta e escoamento conectada à malha nacional.
A Prisma Capital, gestora de ativos alternativos com R$12 bilhões sob gestão, passa a controlar a Origem Energia.
Fórum de articulação regional para condução de temas estruturantes da cadeia de petróleo e gás natural.
Começamos o projeto do Parque Termelétrico Flexível com capacidade de geração de 330 MW no Polo Alagoas.
Abertura do mercado de gás quebra o monopólio e cria condições para novos agentes, além de aproveitamento e monetização do gás do pré-sal. A desverticalização do setor, da produção à distribuição, cria um ambiente mais competitivo e transparente.
Adquirido nas rodadas de desinvestimento da Petrobras, com esse polo nos posicionamos como uma empresa de energia e infraestrutura. Passamos a gerir uma rede de 330 km de dutos, uma UPGN com acesso de escoamento à malha nacional e acesso direto a um terminal de exportação de óleo para atender a um portfólio diversificado de clientes.
Com esse projeto, a Origem pode apoiar na segurança da matriz energética da matriz por sua capacidade de estocar até 1.5bi de m3/dia.
Aquisição de 18 blocos nas bacias de Tucano Sul e Alagoas no 3º Ciclo da Oferta Permanente. Passamos a gerir 34 concessões nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Duas das termelétricas flexíveis com capacidade para produzir 280 MW foram licenciadas. O grande diferencial são as turbinas do projeto que permitem acionamento em 15 minutos para casos de intermitência das renováveis. Ao todo serão 7 UTEs, essas duas maiores e cinco menores com capacidade de geração de 10MW cada uma.
Somos formados por profissionais de diferentes nacionalidades, culturas e níveis de experiência, o que reafirma nosso compromisso com a pluralidade e diversidade. Nosso compromisso é o de privilegiar a mão de obra feminina em todas as áreas de atuação da companhia.
Em 2022, atingimos a marca de mais de 1.700 empregos gerados de forma direta. Todos atuando em favor de uma matriz energética brasileira mais segura e limpa. Nosso time está espalhado pelo Rio de Janeiro (matriz), Alagoas e Bahia (polos operacionais), além do Espírito Santo (campos de produção).
Estamos transformando as histórias que movem o país. Rumo à construção de um futuro com mais segurança energética promovemos o acesso de profissionais e estudantes, incentivando a construção de novos olhares para os caminhos da energia brasileira.
Superamos a média da América Latina para o setor de 21% conforme o relatório Driving Gender Balance in O&G (2021), divulgado pelo Boston Consulting Group e World Petroleum Council. Continuamos em busca do crescimento desse índice, aumentando e empoderando mulheres em nossa companhia.